Mensagens Culto da Família

VOCÊ É O ALVO DE DEUS! 1Pe 2.1-12 – Culto da Família 24.07.11



9_Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

10_ vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado.
11_ Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
12_ tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

INTRODUÇÃO
Somos achados por Cristo!; Tirados das trevas e colocados na Luz que é Cristo!

1ª PARTE
a Geração (raça) eleita!
>>Um agrupamento de gente com vida e descendência comum!
>>Espiritualmente falando, a igreja tem um vida comum!
>>Cristo vivendo em nós, como igreja todos compartilham esta eleição!
>>Temos a mesma descendência, o mesmo novo nascimento, que faz desta raça eleita Filhos de Deus!
>>O Messias foi rejeitado, por parte da nação terrena de Israel, O Senhor ainda não nos abandonou, pela sua misericórdia reverte o erro que cometeram, visando o bem eterno.
2ª PARTE
o sacerdócio real!
>>No livro de Êx 19:6 chama Israel de reino sacerdotal!
>>A ideia que os sacerdotes cristãos também são reis, é devido à elevada posição e ao privilégio de que desfrutam como Filhos de Deus!
>>Em Ap 1:6 e 5:10, os crentes são chamados de reis e sacerdotes!
>>Nestes textos é indicado como, na eternidade futura, como existe no governo angelical, como serafins, quetubins, gabriel, etc.
>>Seja como for, o verdadeiro crente desde agora já “reina em vida” Rm 5:17
O sacerdote real João; O sacerdote real diácono tal; O sacerdote real pastor tal; etc.

3ª PARTE
a nação santa!
>>Somos santos porque fomos <Seperados> do mundo, de seus vícios e corrupções!
>>separados <com pureza> de ordem moral e espiritual!
>>uma nação <um povo> de outros, sem ser superior aos outros, tanto na conduta da vida <testemunho> como na natureza da alma.

4ª PARTE
o povo adquirido (propriedade exclusiva!)
>>um povo criado para ser literalmente exclusivo <pertencer a Deus> demonstrando com atitude <agradáveis> a Deus!
>>porque ser santo? Por ser um povo <possuído> <propriedade>, portanto deve ser santo, faz parte das possessões de Deus!
>>Fomos comprados por preço de sangue, não “pertencemos a nós mesmos” assim não podemos agir como melhor nos pareça, pelo contrario, temos um proprietário! Um dono! ICo 6:19-20.
>>Assim pertencemos a ele, de corpo e alma. Nosso ser torna-se a habitação a localidade da glória de Deus, porquanto seu Santo Espírito em nós habita.

Conclusão: O nosso Senhor Jesus nos capacita e anima para que venhamos a anunciar as boas novas, para que todos aqueles que nEle crê tenha a vida eterna. Para isso nos chamou das trevas para a maravilhosa luz, e nos coloca como homens e mulheres, como propriedade exclusiva do Senhor para que seu nome seja exaltado através de nós, que somos GERAÇÃO ELEITA, SACERDOCIO REAL, NAÇÃO SANTO E POVO ESCOLHIDO, para o louvor de sua glória!

APELO

ORAÇÀO PELOS CONVERTIDOS!



ATITUDES SÃO PARA AS ÁGUIAS...       Pr. Ricardo

Is 40:27-31

27_ Por que dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está escondido ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido ao meu Deus?
28_ Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento.
29_ Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão,

31_ mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.


ILUSTRAÇÃO: A águia é a mais poderosa ave, a mais imponente, a mais predadora. (Vídeo anexo)



Ela pode ser vista como:
·        O símbolo da força, da grandeza e da majestade.
·        Na simbologia cristã é o símbolo da ressurreição e do triunfo de Cristo quando subiu aos céus.
·        Chama-se de águia o homem muito perspicaz, penetrante, que vê longe; superior em inteligência.

Muitas das qualidades da águia são necessárias ao homem para alcançar a plenitude da vontade de Deus. Entre as muitas qualidades que a águia possui, identificamos oito particularidades:


PONTOS DA MENSAGEM:


1) Altitude:
·        Voam 3000m, ou seja, muito acima do limite das outras aves.
à  LIÇÃO: Se não somos como as águias, então precisamos de nos erguer acima das emoções negativas das quais podemos ficar prisioneiros. (a mesquinhez, o orgulho, o medo, a inveja, a vingança, a covardia, etc.).

2) Envergadura das Asas:

·        Outra das características das águias é a envergadura robusta e profunda das asas que abrange até dois metros de diâmetro. Quanto maior for o diâmetro das suas asas, menor será o esforço para manter o desejado nível de sucesso.
à    LIÇÃO: Quanto maior for o esforço de que fizermos na casa do Senhor, melhores serão os nossos relacionamentos com os irmãos e demais pessoas.

 3) Visão:

·        As águias são bem conhecidas pela sua visão, aliás, muitas vezes chamamos uma pessoa com boa visão de “olhos de águia”. Porém, a visão da águia é quatro vezes superior a do homem. Cada olho tem dois pontos de focagem (frente e lateral) simultâneos. As águias conseguem ver um peixe a cerca de várias centenas de metros de altitude, ou ver um coelho a uma distância de 1,6 km.
à    LIÇÃO: É muito importante ver coisas onde outros não conseguem ou não querem ver! Enxergar além  do olhos carnais. Ter visão convertida, ver o sobrenatural de Deus.  




4) Flexibilidade:

·        Outra característica excepcional da águia é a sua habilidade para sobreviver em climas frios. Estas aves não necessitam de emigrar para o sul no Inverno por causa do clima. As águias têm uma camada de penas que lhes permite adaptar a várias temperaturas, através do reajuste do ângulo das penas.
à    LIÇÃO: Também nós, nos podemos adaptar a diversas situações, em vez de fugir delas. Ajustando as nossas atitudes, praticando e mudando hábitos, conseguimos crescer e prosperar independentemente das circunstâncias.

5) Lealdade/Fidelidade:

·        Muitos animais mudam de parceiros com freqüência. As águias diferenciam-se, desses outros animais, porque escolhem uma única parceira para toda a vida.
à    LIÇÃO: Lealdade é um aspecto muito importante na vida pessoal (secular) e muito mais na vida espiritual. (At. 5:1-11). Somos primícias (primeiros) do Senhor, mas muitas vezes somos desleais c/ Deus quanto ao talento que ele nos deu. Quanto a sua mordomia.

6) Confiança:

·        As águias também têm uma postura que as enaltece. Seja em vôo ou empoleiradas no topo de uma árvore, elas permanecem confiantes e na posição de alerta.
à LIÇÃO: Nós também podemos estar no mundo de forma nobre. Suportando e guardando nosso irmão,   sendo presente na vida dele. Gerando nele confiança em nossa pessoa.

7) Adaptável:

·        É normal vermos uma águia com as asas bem abertas a voar sem esforço pelo Céu. Na realidade, isto acontece porque ela tira partido das variações de temperatura, ganhando velocidade através das correntes de ar frio e ganhando altitude através das correntes de ar quente.
à  LIÇÃO: Nós, mesmo com as promessas de Deus, que irá ser conosco todos os dias, insistimos e nos     adaptarmos muitas das vezes com o comodismo.

8) Resistência e Persistência:

·        Finalmente, a águia com visão perfeita, velocidade, posição nobre e poderosa envergadura, falha 13 vezes em cada 14 tentativas de caça. Mas isto não a desencoraja de subir ao alto, voltando e tentando novamente.  
à  LIÇÃO: Assim como a águia persiste na conquista do seu sucesso, nós também devemos buscar fazer o melhor para Deus, nunca desistindo do projeto que ele tem para cada um de nós. QUE É GANHAR ALMAS PARA O TEU REINO!

Águia ou Urubu?

Vamos analisar rapidamente algumas características das duas aves.

Características
URUBU
ÁGUIA
Altitude do Vôo
Aproximadamente 6000m
Aproximadamente 6000m
Direção de vôo
Em círculos
Para frente
Dependência ao voar
Necessita de voar em bando
Não depende de bando
Visão ao Voar
Olha o tempo todo para baixo
Olha para frente
Na tempestade
Interrompe o vôo e desce procurar abrigo
Voa acima das nuvens que provocam à tempestade.
Alimentação
Restos mortais (qualquer animal)
Seres vivos
Tempo de vida
No máximo 16 anos
Até 70 anos

DIANTE DESTAS CARACTERÍSTICAS, VOCÊ COMO SERVO DO DEUS ALTISSIMO, SE PARECE MAIS COM ÁGUIA OU URUBU? PENSE MUITO BEM! Responda pra você mesmo.

Nenhum comentário: