terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ESTUDO DO LIVRO DE HEBREUS - Cap. 1 - Verso por verso - Ministrado nos culto de sabedoria/doutrina - Igreja Betel Guará-DF

CARTAS AOS HEBREUS - Capítulo 1
Tema: Deus fala pelo Filho
“Deus tem falado!” é a mensagem de Hebreus. “Deus tem falado, cuidado como resposta a Sua Palavra.” A nossa resposta à Palavra é a nossa resposta ao Filho de Deus, porque é a Palavra Viva. Neste primeiro capítulo nós vamos ver que Cristo é superior aos profetas aos anjos, aqueles que entregaram a Palavra de Deus no Velho testamento.
I. Cristo é superior e melhor que os profetas – 1:1-3
Vs. 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 2 nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”;
Comentário vs. 1 e 2 - Em Sua pessoa – Cristo é o Filho de Deus; os profetas eram simplesmente chamados de Deus. Cristo criou o mundo e é Ele que sustenta o mundo. A Sua Palavra tem grande poder! Cristo falou e o mundo aprendeu; e agora a Sua Palavra controle e sustenta o mundo. “Todo foi criado por Ele e para Ele.” (Colossenses 1:16). Cristo é herdeiro de todas as coisas; Cristo é o sacrifício pelo pecado; Cristo é nosso sumo-sacerdote; Cristo está sentado à destra do Pai porque o seu trabalho está completo. Em Sua mensagem – A revelação de Deus nos tempos antigos falada de muitas maneiras e por muitos profetas. Ninguém teve a revelação completa. Deus falou até em visões, sonhos, tipos e acontecimentos no Velho Testamento. Todas estas revelações mostraram Cristo que é a última e completa revelação de Deus.
Vs.3 “sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo”
Comentário vs. 3 - A dignidade do filho, não depende apenas da criação do mundo, mas esta envolvida na ordem eterna das coisas e é mais bem apreciada na relação entre Filho e Pai. Ele, como nenhum outro, é o resplendor da glória (de Deus). Houve um tempo em que Deus não tinha o mundo, mas nunca houve tempo em que Ele não tivesse glória. O Filho, além do mais, é a expressão exata do seu Ser. Ele é a contraparte do Pai. Os dois retêm as suas identidades individuais, mas sua natureza essencial é uma só. Foi Ele (Jesus) depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade nas alturas. Aqui o filho encarnado tornou-se visível. Poderia tê-lo feito no céu, mas para tratar do pecado, foi preciso que viesse a terra e se tornasse homem. A direita indica lugar de poder e subida honra (Salmo 45:9).
Podemos dizer que Cristo é a Palavra Final de Deus para o mundo. Qualquer homem, hoje em dia, que diz que tem uma nova revelação de Deus está ou enganado ou querendo enganar outros. Deus não está revelando mais verdade hoje em dia, mas está iluminando aquela revelação que foi dada uma vez para sempre em Jesus Cristo.
II. Cristo é superior e melhor que os anjos – 1:4-14
Nós sempre encontramos anjos na religião dos judeus. A lei foi dada pelos anjos (Gálatas 3:9, Atos 7:53, Deuteronômio 33:2) - “santos” significa seres ou anjos). Quem prestou atenção à lei pelos anjos deve prestar atenção ainda à mensagem de Cristo, que é melhor que os anjos. Agoira Paulo cita sete trechos do Velho Testamento para mostrar que Cristo é superior aos anjos:
Vs.4 Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. 5 Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?”
Os vs. 4-5 referem-se a Salmo. 2:7 e II Samuel. 7:14. Como Herdeiros de todas as coisas Cristo tem uma herança maior que todos e assim tem um nome maior que todos.
Em Salmo 2:7 Deus diz, “Tu és meu Filho”, palavras que Deus nuca falou acerca de qualquer anjo. Este vs. Refere-se à ressurreição de Cristo e não Seu nascimento (Atos 13:22). Em Colossenses. 1:18 achamos que Cristo foi o “primogênito dentre os mortos”.
Em II Samuel 7:14 Deus diz, “Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho.” Deus fala aqui de Salomão mas é uma profecia de Cristo que é “mais do que Salomão”, (Mateus. 12:42)

Vs.6 “E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem”.
O v. 6 refere-se a Salmo 89:27 e 97:7 na parte “b”. Aqui está falando da vinda de Cristo. Os anjos adoraram Jesus no dia do Seu nascimento e vão adorá-lo também no dia da Sua volta. Esta adoração prova que Jesus é melhor que os anjos.
Vs.7 “Ora, quanto aos anjos, diz: Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo”.
O v. 7 refere-se a Salmo 104:4. Anjos são espíritos criados por Deus para ser servos. Cristo não é servo, mas é Soberano.
Vs.8 “Mas do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste pelos séculos dos séculos, e cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros”;
Os vs. 8-9 referem-se a Salmo 45:6-7. Alguém que senta num trono e é chamado “Deus” pelo Pai sem dúvidas é igual ao Pai. Jesus é Deus (João 10:30)
Vs.10,11 e12 “e: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permaneces; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e qual um manto os enrolarás, e como roupa se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão”.
Os vs. 10, 11 e 12 referem-se a Salmo 102:25-27. Mais uma vez Jesus está chamado Senhor. Toda a criação vai ficar velha e sem valor, mas Cristo é o mesmo ontem, hoje, e para sempre.
Vs.13 “Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?”
O v. 13 refere-se a Salmo 110:1. Este trecho em Salmo 110 é muito importante porque fala da ordem de Melquisedeque. Cristo está sentado ao lado do Pai como sacerdote – Rei. Os inimigos de Cristo ainda não ajoelharam diante dele, mas logo tem que fazer isto.
Vs.14 “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação?”
O v. 14 não se refere ao Velho testamento, mas é uma boa conclusão ao capítulo e diz, “Cristo é melhor que os anjos.” Os anjos vieram de Deus somente para ministrar a Cristo e todos os Seus santos, e nunca para tomar o lugar de honra e poder somente Jesus merece.
Outros fatos:
A. As palavras, “expressa imagem” no grego (vs. 3) são a base para nossa palavra “letra”. Significa também “imprimir” ou “carimbar”. Cristo é a imagem absoluta, na carne, do Seu Pai. É a mesma palavra que achamos em Mateus 22:20 que refere-se à imagem de César na moeda. Quando olharmos para Jesus vimos Deus.
B. Já sabemos que o livro de Hebreus está ligado ao Velho Testamento (só pelo capítulo 1). Neste capítulo estudamos principalmente no livro de Salmos. Antes de terminar o nosso estudo de Hebreus nós vamos referir a muitos outros livros do Velho Testamento. Nenhum outro na Bíblia faz aquela importante ligação do Velho e Novo Testamento como faz o livro de Hebreus.

9 comentários:

  1. DEUS LHE ABENÇOE ,GOSTEI MUITO POIS ME FOI MUITO ESCLARECEDOR ESSE ESTUDO

    ResponderExcluir
  2. DEUS LHE ABENÇOE ,GOSTEI MUITO POIS ME FOI MUITO ESCLARECEDOR ESSE ESTUDO

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor,um estudo esclarecedor que nos deixa mais centrado ,ao estudar hebreus.riquíssimo.

    ResponderExcluir
  4. Amém,me ajudou muito a entender. Muito obrigado Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada. Deus o abencoe. Aprendi conforme foi ensinado aqui c clareza.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe a todos . Obg pelo ensino

    ResponderExcluir